terça-feira, 7 de agosto de 2012

Fotógrafo tcheco faz imagens de 'besouro diabo' na América Central


Besouro flagrado na República Dominicana tem antenas enormes que lembram chifres (Foto: "Daily Mail"/Reprodução)
Um fotógrafo tcheco de 19 anos capturou imagens impressionantes de uma espécie de besouro com longas antenas parecidas com chifres em Punta Cana, na República Dominicana, país da América Central.
As antenas do "besouro diabo" tem quatro centímetros de tamanho aproximadamente e são tão grandes quanto o corpo do próprio inseto. Em entrevista ao jornal britânico "Daily Mail", o fotógrafo Tomas Celar disse ter tido sorte ao fotografar o animal, já que as imagens foram feitas na única vez em que ele viu o besouro nas duas semanas em que permaneceu no país.
"Este é o animal mais parecido com um demônio que eu já vi", afirmou Celar ao "Daily Mail". Ele acredita que os besouros deste tipo costumam ser mais comuns na América do Sul e no Caribe.

Fonte

Perfurar poços de petróleo pode causar pequenos tremores, diz estudo

Engenheiro instala equipamento para medição de abalos sísmicos em Idaho, nos EUA (Foto: Perle Dorr/IRIS Consortium)

Terremotos ao norte do estado do Texas, nos EUA, estão ocorrendo a poucos quilômetros de poços usados para a produção de petróleo e descarte de fluídos. A abertura dos poços está potencializando a formação dos tremores, segundo uma pesquisa da Universidade de Austin, também no estado texano.O estudo foi publicado nesta semana na revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA. Nenhum dos abalos sísmicos registrados nos dois anos da pesquisa representaram perigo à população, dizem os cientistas. O pesquisador responsável pelo estudo, Cliff Frohlich, enfatiza, no entanto, ser claro "que os poços estão aumentando a chance dos terremotos ocorrerem".

Frohlich analisou dados de abalos sísmicos registrados entre novembro de 2009 e setembro de 2011 por uma rede de sismógrafos conectados via internet. Foram avaliadas informações da fronteira com o Canadá até o Golfo do México.

Fonte