segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Animais lutam pela sobrevivência em Parque Nacional no Quênia


   O Globo Repórter foi até a África para entender qual impulso move a vida, desperta os instintos, que rege as forças do mundo selvagem. Sejam animais solitários ou aos milhares, eles sempre têm a mesma busca: a sobrevivência, a conquista diária, nos mais belos cenários do planeta.
   A equipe viajou por cinco países, mais de seis mil quilômetros, em uma fantástica jornada pelo coração da Mãe África. Não usaram carro nem avião. O meio de transporte foi um caminhão adaptado, com pouco conforto e muita aventura. No nosso roteiro, estão as mais belas paisagens, os maiores animais da Terra e as surpresas desse continente que é bonito por natureza.
    Foi uma aventura para alcançar a visão do paraíso: o Parque Nacional Masai Mara, no Quênia, uma reserva de 1,5 mil quilômetros quadrados. A equipe trocou o caminhão por veículos menores para uma caçada com as lentes. No cenário deserto, a vida surgia em diferentes formas e tamanhos.
   No Masai Mara, estão as maiores manadas da África, onde eles encontraram um grupo de elefantes, com a líder e outras mães com filhotes. Para exibir corpos de até seis toneladas, os elefantes comem até 150 quilos de folhas e bebem mais de 200 litros de água em um só dia. Ainda bem que a época era de fartura.
   A turma aproveitou para se esbaldar no banho de lama. O tratamento de pele protege contra os raios do sol e picadas de insetos e, pela farra, alivia o estresse.
   Um grupo de elefantes tinha um bebê, com uma semana de vida. Ele pesava cerca de 100 quilos e ficava no pé da mãe, literalmente. Chegamos bem próximos da manada. Nosso guia pediu cuidado. Quando as mães estão com recém-nascidos, ficam agressivas.
   O bebezão se esparramava entre os adultos. Uma pisada pode ser fatal, mas o instinto de proteção das fêmeas é mais forte. E chega a hora de recarregar as energias. Nessa fase de crescimento, a recomendação universal é o leite materno.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário