terça-feira, 24 de abril de 2012

Garrafas PETs que podem ser usadas para todo tipo de plantas desde hortaliças até medicinais





Alecrim (5 a 6 horas de sol por dia)
Essa é das plantas amigas de sol. Pode ficar no lugar mais ensolarado da casa que se dará muito bem. Se for possível, coloque-a em uma floreira na janela, para que ela se beneficie da luz solar direta. Ela prefere solos secos, mas consegue crescer em qualquer terreno, desde que bem drenado. Na cozinha, serve para temperar carnes e legumes.


Hortelã (4 horas de sol por dia)
Desenvolve-se bem em ambientes ensolarados, mas também aceita ficar em locais levemente sombreados. Portanto, pode ficar ali mesmo na sua cozinha, ao lado de onde se transformará em um delicioso tempero de quibes, peixes ou até mesmo de sobremesas. Só não esqueça o preparo do solo: é importante que ele esteja sempre úmido e seja rico em matéria orgânica.


Manjericão (3 a 4 horas de sol por dia)
De gosto forte e atraente, esse tempero é dos que menos precisa se bronzear. Mesmo assim, não pode ficar no escuro completo e o ideal é que receba luz solar por pelo menos 3 horas diárias. Costuma crescer muito na vertical e o truque para que fique mais “cheio” é podar com frequência, estimulando novas brotações. Gosta de solos bastante férteis, então não se esqueça de adubar.


Menta (3 a 4 horas de sol por dia)
Não gosta muito de sol e, então, locais sombreados da casa são uma boa pedida. Exige solo sempre fértil, úmido e bem drenado. Tem muitos usos: chá ou delicioso suco no verão. Pode ser incluída no preparo de doces.


Cultivar uma horta orgânica, independente do tamanho e da variedade de alimentos plantados, é sempre bom. Bom para a saúde e o bem-estar da família, que irá ingerir alimentos mais saudáveis e livres e agrotóxicos, e também para o meio ambiente, que deixará de receber produtos químicos e ter seus recursos naturais, como solo e água, explorados de forma insustentável. Fazer uma horta em casa aumenta o seu contato com a natureza e economiza nas feiras e supermercados.


É preciso ficar atento e tomar alguns cuidados na hora de montar a sua horta. Elas podem ser feitas em todos os tipos de casa e apartamentos, só precisam ser adaptadas ao espaço e aos recursos disponíveis.




Clima – ele é determinante na adaptação de certas culturas e deve ser levado em consideração na seleção de variedades. As diferenças entre estações, quanto à temperatura e volume de chuva devem ser verificados, servindo como base para um calendário de épocas de plantio.


Solo - muita atenção ao tipo e cuidado do solo. O solo é considerado um organismo vivo, que interage com a vegetação em todas as fases de seu ciclo de vida. Devem ser analisados em seus aspectos físico (textura e estrutura), químico (nutrientes) e biológico (organismos vivos existentes no solo).


Local – o lugar da instalação da horta tem de ser de fácil acesso, maior insolação possível, água disponível em quantidade e próxima ao local. Não devem ser usados terrenos encharcados. Os canteiros devem ser feitos na direção norte-sul, ou voltados para o norte para aproveitar melhor o sol. No local da horta não é aconselhável a entrada de galinhas, cachorros ou coelhos.


Espécies – escolha com cuidado o tipo de vegetal que você irá plantar. Cada espécie precisa de um tipo de tratamento e possui um ciclo de crescimento próprio. Informe-se na hora de comprar as mudas e sementes e verifique se aquele tipo irá se adequar à sua horta.


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário