quinta-feira, 10 de maio de 2012

Brasil tem que 'assegurar resultado' da Rio+20, diz ministra do Ambiente


A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou, nesta quinta-feira (10), que o Brasil, além de ser um bom anfitrião e defender seus interesses como um dos países envolvidos, tem que "assegurar resultado" na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que o Rio de Janeiro sedia no próximo mês.
"Quem preside conferência tem que assegurar resultado. Isso é uma regra básica, porque você tem que fazer com que todos tenham engajamento, e que todos se vejam na declaração, naquilo que é o compromisso da conferência", disse a ministra. Ela lembrou como funciona uma negociação multilateral desse tipo, em que o documento final é aprovado por consenso de todos os países, e, por isso, precisa contemplar interesses muito distintos.

As negociações do rascunho do documento final da conferência, que vem ocorrendo desde o início do ano, mostraram a dificuldade de se chegar a um texto que agrade a todos.
A Organização das Nações Unidas (ONU) marcou para a semana entre 29 de maio e 2 de junho uma nova rodada de discussão para reduzir a quantidade de indefinições do documento antes do último debate no nível diplomático, que vai acontecer no Brasil de 13 a 15 de junho, no Rio de Janeiro. Ela antecede o segmento de alto nível, que reúne chefes de Estado.


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário