segunda-feira, 5 de março de 2012

Aves marítimas 'atacam' humanos para proteger ninhadas em suas ilhas

Atobá com filhote de um mês (Foto: Eduardo Carvalho/Globo Natureza)

  Antes mesmo da visão das rochas no meio do mar, o arquipélago de São Pedro e São Paulo recepciona com seus sons, gritos estridentes. As aves marinhas que habitam essas ilhas brasileiras são um atrativo à parte para quem chega ao local.
  Mas não pense que a recepção na ilha continuará calorosa. Um bater de asas incessante, um grunhido ameaçador e saltos desafiadores à frente de quem ameaça dar qualquer passo são vistos a todo o momento em qualquer parte do conjunto rochoso. Segundo o biólogo Jorge Lins, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é o instinto de proteção desses animais entrando em ação, já que a área é de reprodução.
   Predominam no arquipélago três diferentes espécies de aves: o atobá-marrom (Sula leucogaster), o trinta-réis-preto (Anous minutus) e a andorinha-do-mar-preta (Anous stolidus), esta última popularmente conhecida na ilha como viuvinha

2 comentários:

  1. Muito interessante falar sobre a proteção que as aves possuem sobre suas ninhadas e vocês poderiam acrescentar videos sobre essas aves nessas situações calorosas de proteger suas ninhadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica! Assim que podermos, iremos postar mais vídeos sobre este assunto.

      Excluir