terça-feira, 12 de junho de 2012

Caminhada Ecológica propõe defesa da vida no planeta


Muita alegria e disposição para caminhar marcaram a XIII Caminhada Ecológica Franciscana Paty-Petrópolis que reuniu mais de quinhentas pessoas no último sábado (05/5). A caminhada já se tornou tradicional para os amantes da natureza, do ar puro e de uma boa caminhada, e para aqueles que lutam em defesa da vida e por uma cultura de paz.


Anualmente, o evento é promovido pelo Instituto Teológico Franciscano, pela Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Petrópolis – e pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Paty do Alferes – ambas na Região Serrana do Rio de Janeiro. A caminhada também conta com a participação de outras fraternidades e pessoas interessadas na temática ambiental.


O evento engloba duas caminhadas, cujos participantes, vindos de Paty do Alferes e de Petrópolis, se encontram no alto da Reserva Biológica do Tinguá, no conjunto da Serra dos Órgãos. A reserva se estende por uma área de 26 mil hectares e abrange seis municípios. Em 1997 a reserva foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e está incluída na reserva da biosfera da Mata Atlântica.


A caminhada é uma rica experiência fraterna que tem como objetivo despertar a consciência ambiental dos participantes e proporcionar um maior contato com as belezas naturais da região através de reflexões sobre a obra da Criação. Outro objetivo é mostrar para as crianças e os jovens hábitos saudáveis e refletir sobre as possibilidades de aliar desenvolvimento e preservação ambiental para as futuras gerações.


A caminhada é realizada percorrendo a Estrada do Facão, antiga Estrada do Imperador, famosa por sua vegetação e fauna exuberantes e de rara beleza. Durante o percurso são feitas algumas paradas para descanso e momentos de reflexão sobre temas relacionados ao meio ambiente.


Além de desfrutar um dia saudável, em meio ao ar puro, contemplando a belíssima natureza, os participantes saíram renovados em sua disposição de defender o meio ambiente e promover a qualidade de vida para todos.


Saiba Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário