terça-feira, 12 de junho de 2012

Projetos ecológicos de Petrópolis atraem atenção de várias cidades


O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Almir Schmidt, relacionou o sucesso dos programas da Prefeitura com a seriedade que assuntos ambientais são tratados pelo governo municipal. Entre os projetos desenvolvidos pela Prefeitura destaca-se o Petrópolis Recicla.
O recolhimento das garrafas, latas, e todo material reciclável, são modificadas a verdade de comunidades carentes e pessoas que não tinham como produzir renda para sobreviver.
O programa já recolheu mais de 5 milhões de garrafas PET. O projeto tem como objetivo dar uma destinação ecologicamente correta às embalagens de plástico PET descartadas pela população, livrando encostas, rios e o próprio aterro sanitário de um material que leva até 400 anos para se decompor. Além de gerar renda para funcionários da Comdep e de premiar alunos da rede municipal, as garrafas PET também são utilizadas como matéria-prima para a construção de filtros para os biodigestores. 
Biodigestores - Quando o assunto é saneamento básico, Petrópolis sai na frente e ganha destaque no cenário nacional. O sistema de biodigestor, implantado em 32 comunidades da cidade, utiliza um processo bacteriológico natural para converter esgoto sanitário em água limpa e gás combustível. A iniciativa garante sistemas de saneamento básico para locais cuja topografia não permite a construção de estações de tratamento convencionais. Além disso, os investimentos também contribuem decisivamente para a despoluição da bacia hidrográfica da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário