terça-feira, 12 de junho de 2012

Como separar o Lixo Doméstico para Reciclagem


Todos devemos tratar o nosso lixo doméstico pelo princípio dos três erres, ou seja: reduzir, reutilizar e reciclar. Esse três princípios devem trabalhar juntos, como por exemplo, devemos reduzir o ao máximo o consumo de embalagens plásticas, reutilizar sempre que for possível antes de jogar, e quando descartada deve ir para a reciclagem.

Para separar o lixo tenha em mente que você não está fazendo um favor a ninguém, só a você mesmo!


Primeiro você nunca misture recicláveis com orgânicos, lixo orgânicos são sobras de alimentos, cascas de frutas , cascas de legumes, folhas e galhos. Os recicláveis são os vidros, plásticos, metais e papéis.


Lixo seco são o papel, papelão, vidros, plásticos, latas, embalagens longavida.

Lave as embalagens que são do tipo longa vida, que são usadas para Leite e sucos, procure separar a tampa e a rosca que são de plástico.

Lave também as latas, garrafas e pote de vidro, recipientes de plástico e embalagens de plástico

Elas devem estar secas antes de depositar nos coletores ou entregar ao catador.

Vidros tem que ser armazenado de maneira segura para o transporte. Já os vidros quebrados, outros materiais cortantes e pontiagudos devem ser embrulhados em papel bem grosso, varias folhas de jornal ou colocados em uma caixa de papelão.
Os vidros de garrafas, potes e frascos não devem ser misturados com os vidros planos, como os vidros de janelas e espelhos.

Os papéis e papelão devem estar secos e sem insetos como cupins, eles podem ser dobrados, mas nunca amassados.

Lixo orgânico são os restos de alimentos em geral, cascas de frutas e legumes, folhas, galhos, grama, palhas, capim, papéis molhados ou engordurados, coador de papel.
Lixo orgânico para compostagem: O lixo orgânico que você pode usar na compostagem caseira são os coadores de café usados, a borra do café, papel toalha, madeira, galhos, folhas, resto de leite e iogurte, cascas e restos de frutas, verduras e legumes.
Rejeitos do Lixo orgânico, que não devem ser colocados em composteiras são os restos de comida temperada ou cozida, esterco de animais domésticos, Madeiras envernizadas ou pintadas,plásticos, papel plastificado ou colorido, cinzas de cigarro, restos de carnes, vidro, metal, óleo, tinta e produtos que passaram por tratamento químico.

Rejeitos em geral são o papel higiênico, lenços de papel, curativos, fraldas descartáveis, absorventes, preservativos, pilhas, eletrônicos


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário